quarta-feira
sexta-feira
Publicada por
Magriço
à(s)
sexta-feira, maio 27, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Idade Média,
PowerPoint
segunda-feira
Idade Média
Publicada por
Magriço
à(s)
segunda-feira, maio 09, 2011
2 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Feudalismo,
Idade Média,
Sociedade Feudal
Publicada por
Magriço
à(s)
segunda-feira, maio 09, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Idade Média,
Sociedade Feudal
quarta-feira
Arte em Roma
O Mosaico é uma criação artística original dos romanos e é um tipo de arte que os romanos utilizavam para revestir paredes, coberturas de habitações e pavimentos.
São compostos por cubos de 1 a 3 cm de pedras coloridas como pórfiro, mármore, granito, quartzo e outros tipo de pedras coloridas que eram fixadas por uma camada de argamassa de cal ou de cimento.
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, março 23, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Arte Romana,
Roma
Deuses Romanos
Os romanos tinham os seus próprios deuses :
os Manes,que eram as almas dos entes queridos falecidos e a sua veneração está relacionada com o culto aos antepassados
os Lares, que eram os deuses do lar, da casa e da família.
Os penates, que eram os deuses responsáveis pelo bem-estar e a prosperidade das famílias.
Vesta, que era a deusa que personificava o fogo sagrado, protectora da casa e da cidade.
Os chefes de família eram os sacerdotes dos penates de sua própria casa e a eles eram oferecidas suas partes nas refeições diárias e quando uma família viajava transportava consigo os seus penates.
Mais tarde, com as conquistas e com o alargamento dos seus territórios, os romanos adoptaram outros deuses, sobretudo os deuses gregos, a quem mudaram apenas os nomes. Assim , Zeus passou a chamar-se Júpiter, Poseidon tornou-se Neptuno, deus dos mares, Afrodite tornou-se Vénus, Artémis tornou-se Diana...
Apolo manteve o nome de origem e continuou a ser o deus da luz por excelência, da arte, da música e da poesia....
No Séc I o cristianismo difundiu-se por todo o império e, no séc IV com os imperadores Constantino e Teodósio, tornou-se na religião oficial de Roma.
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, março 23, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Roma
terça-feira
Roma Antiga (Reconstituição)
Publicada por
Magriço
à(s)
terça-feira, março 15, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Roma
Esquema Conceptual
Publicada por
Magriço
à(s)
terça-feira, março 15, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Roma
Júlio César

Nascido no seio de uma família de patrícios romanos, no ano 100 a. c., assumiu o poder - juntamente com Crasso e Pompeu no ano 60 a. C.
Eleito cônsul, em 59 a. c., dedicou-se à organização do exército romano na Gália Cisalpina (Norte da Itália). Após lutas ardorosas com os gauleses, conquistou a Gália Transalpina (França) e passou o rio Reno para intimidar os Germanos.
Afamado pelas suas vitórias militares, regressou a Roma e assumiu o poder (45 a. c.), pondo termo ao governo ineficaz do Senado. Reformulou o calendário, tendo introduzido o mês de julho, inspirado no seu nome.
No ano seguinte,em 44 A.C., nos idos de Março (dia 15) morreu apunhalado por um grupo de 60 conjurados republicanos, receosos da queda do regime e da instauração de um governo absoluto. Entre eles contavam-se os seus antigos protegidos Brutus e Cassius. César caíu aos pés de uma estátua de Pompeu e as suas últimas palavras são descritas em várias versões:
Kai su, teknon? (Grego, tu também, meu filho?)
Tu quoque, Brute, filii mei! (Latim, Tu também, Bruto, meu filho!)
Et tu, Brute? (Latim, Tu também, Bruto?, versão imortalizada na peça de Shakespeare, "Julius Caesar"
Eleito cônsul, em 59 a. c., dedicou-se à organização do exército romano na Gália Cisalpina (Norte da Itália). Após lutas ardorosas com os gauleses, conquistou a Gália Transalpina (França) e passou o rio Reno para intimidar os Germanos.
Afamado pelas suas vitórias militares, regressou a Roma e assumiu o poder (45 a. c.), pondo termo ao governo ineficaz do Senado. Reformulou o calendário, tendo introduzido o mês de julho, inspirado no seu nome.
No ano seguinte,em 44 A.C., nos idos de Março (dia 15) morreu apunhalado por um grupo de 60 conjurados republicanos, receosos da queda do regime e da instauração de um governo absoluto. Entre eles contavam-se os seus antigos protegidos Brutus e Cassius. César caíu aos pés de uma estátua de Pompeu e as suas últimas palavras são descritas em várias versões:
Kai su, teknon? (Grego, tu também, meu filho?)
Tu quoque, Brute, filii mei! (Latim, Tu também, Bruto, meu filho!)
Et tu, Brute? (Latim, Tu também, Bruto?, versão imortalizada na peça de Shakespeare, "Julius Caesar"
Segundo Suetónio, em "A Vida dos Doze Césares", César, ao ser golpeado, não pronunciou frase alguma.De qualquer forma a frase ficou como espelho da traição dos amigos.
A lenda reporta um aviso feito por Calpurnia Pisonis, a mulher de César, depois de ter sonhado com um presságio terrível, mas César ignorou-a dizendo "Só se deve temer o próprio medo."
A lenda reporta um aviso feito por Calpurnia Pisonis, a mulher de César, depois de ter sonhado com um presságio terrível, mas César ignorou-a dizendo "Só se deve temer o próprio medo."
Depois da morte de César, rebentou uma luta pelo poder entre o seu sobrinho-neto Octávio , adoptado no testamento, e Marco António, que haveria de resultar na queda da República e na fundação doImpério Romano no ano de 27 A.C.
O Império


Roma teve distintas formas de governo ao longo da sua história. Começou por ser uma Monarquia, depois uma República (época de expansão militar e económica) e, por fim,o regime imperial que se impõs durante cinco séculos.
Que poderes concentrava o imperador? Que diferenças havia entre as formas de governo da República e do Império?
Que poderes concentrava o imperador? Que diferenças havia entre as formas de governo da República e do Império?
A Habitação em Roma
Insulae romana
Entre os romanos antigos as casas também variavam e havia vários tipos de casas, como hoje, de acordo com os gostos e o poder de compra das pessoas:
“Domus”
“Villa urbana”
“Villa rustica”
“Insula”
A insula era aquilo a que chamamos hoje um prédio onde vivem várias famílas. A plebe romana vivia nas insulae.
Eram baratas, de madeira e tijolos, e caíam e incendiavam-se com facilidade. Houve leis para regular a sua altura.
Tinham lojas no rés-do-chão e quanto mais baixo o andar, mais caro era.
Em 64, no Grande Incêndio de Roma, arderam muitas insulae devido à sua fraca construção. Passaram então, por lei, a ser construídas em cimento para evitar a propagação do fogo.
A Domus era uma casa luxuosa dos patrícios muito ricos.
Domus
Se fossem rústicas eram como se fossem hoje uma grande quinta de exploração agrária e pecuária.
Villa Urbana
Villa Rustica
Para veres uma villa em 3D
http://www.villa-rustica.de/tour/3d/index2.html
domingo
Os Deuses na Antiga Grécia
Publicada por
Magriço
à(s)
domingo, janeiro 23, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Grécia Antiga,
Mitologia Grega
Construindo Um Império
Publicada por
Magriço
à(s)
domingo, janeiro 23, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Grécia Antiga
Oráculo de Delfos
No Santuário de Delfos, os Gregos interrogavam a Pitonisa sobre os problemas que mais os preocupavam e as decisões a tomar. Esta sacerdotisa, intermediária entre o deus Apolo e os homens, transmitia, normalmente, mensagens vagas e ambíguas.
"Não me admiro, portanto, se houve necessidade de uma certa ambiguidade (...). De facto, não era um qualquer que ia lá consultar o oráculo sobre a compra de um escravo, nem sobre a sua ocupação, mas sim cidades poderosas, reis e tiranos, que iam procurar o deus para regular o seu procedimento. Ora, não era vantajoso aos que se encontravam no santuário contrariá-los e irritá-los com respostas alheias aos seus desígnios (...).
Envolvia-os, pois, em palavras incertas e ambíguas, que ocultavam a sentença aos outros, mas não escapavam ao próprio, nem passavam despercebidas aos que dela precisavam e que estavam atentos."
Envolvia-os, pois, em palavras incertas e ambíguas, que ocultavam a sentença aos outros, mas não escapavam ao próprio, nem passavam despercebidas aos que dela precisavam e que estavam atentos."
Plutarco (filósofo e historiador grego do séc. II)
Publicada por
Magriço
à(s)
domingo, janeiro 23, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Grécia Antiga
quinta-feira
A Grécia Antiga
Publicada por
Magriço
à(s)
quinta-feira, janeiro 06, 2011
2 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Grécia
Olímpia
Publicada por
Magriço
à(s)
quinta-feira, janeiro 06, 2011
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Grécia,
Jogos Olímpicos
terça-feira
Saber Egípcio

"Se examinares um homem com uma ferida no peito, deves ligá-lo com carne fresca no primeiro dia; depois, deves tratá-lo com azeite, mel e ervas até que se cure. Quando o médico pousa o dedo sobre uma parte do corpo, toca no coração, pois este penetra em todos os membros graças às suas artérias."
Papiro de Ebers
"Não te gabes por causa dos teus conhecimentos; não estejas certo de ti porque és um homem sábio. Pede conselhos tanto ao ignorante como ao sábio. Se o teu amigo faz alguma coisa que te desagrade, repara que ainda é teu amigo. Não respondas em estado de cólera. Não o humilhes."
Conselhos de Ptah-Hotep
Conselhos de Ptah-Hotep
Publicada por
Magriço
à(s)
terça-feira, novembro 02, 2010
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
O tempo dos grandes faraós
Durante o período do Império Novo (1550a.C. até 712a.C), a cidade de Tebas era a grande capital política e religiosa do Egipto. Foi um período que conheceu grandes faraós como Amenófis IV, Tutankhamon, Ramsés II e Hatshepsut a raínha que foi faraó. Depois de morta o seu nome e figura foram apagados dos templos bem como as suas estátuas destruídas. Os egípcios não gostavam da ideia de terem sido governados por uma mulher.
Ramsés, O Grande, além de ter sido um grande guerreiro foi um grande construtor, foi ele que construiu os templos em Abu Simbel. É citado na bíblia, na historia de Moisés: teria sido ele o faraó que se recusou a libertar os hebreus, o "povo de Moisés".
Amenófis IV foi um grande revolucionário, decretou o fim do politeísmo e implantou o monoteísmo do deus Aton, o deus Sol, mudando mesmo o seu nome para Akenaton ( aquele que agrada a Aton) . Transferiu a capital de Tebas para Tel-El-Amarna aí fazendo grandes construções. O seu filho, Tutankamon repôs Tebas como a capital do Egipto. Tutankamon tornou-se famoso pelo seu túmulo que foi encontrado intacto. Tinha 9 anos quando se tornou faraó e morreu aos 18.
Publicada por
Magriço
à(s)
terça-feira, novembro 02, 2010
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
sexta-feira
quinta-feira
Os prodigiosos Sumérios
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Médio Oriente, onde actualmente é o Iraque. Foi aí que se desenvolveu a primeira grande civilização da humanidade.Eram excelentes, arquitectos, construtores, matemáticos, astrónomos... inventaram a escrita e o cálculo.Em cima podes ver elementos de decoração suméria numa placa de argila com cerca de 8.000 anos. Podem parecer-nos uma estrela e pequenos circulos dispersos ao acaso.

Mas podem ser também, compara, a primeira representação conhecida do nosso sistema solar. Por aqui podes ver o extraordinário conhecimento que os sumérios desenvolveram. Na Europa, só há mais ou menos 500 anos é que descobrimos que a terra andava à volta do sol.
Só um povo muito avançado teria conseguido inventar um sistema de escrita e de cálculo, não concordas?
Publicada por
Magriço
à(s)
quinta-feira, outubro 21, 2010
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Antiga Suméria
Publicada por
Magriço
à(s)
quinta-feira, outubro 14, 2010
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
segunda-feira
quarta-feira
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, março 10, 2010
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Roma
sexta-feira
Os Fenícios
A Fenícia situada no Mediterrâneo Oriental era um território pobre com uma estreita faixa de terra propícia à agricultura mas que não chegava para todos.. Por isso, os fenícios tornaram-se mercadores e marinheiros.Nas regiões que contactaram fundaram colónias e feitorias e obtiveram concessões comerciais.Para facilitar os negócios, criaram a escrita alfabética, base de todas as escritas ocidentais.
Publicada por
Magriço
à(s)
sexta-feira, novembro 27, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Fenícia
Os Fenícios - um povo de navegadores e comerciantes

Os Fenícios ocupavam a costa mediterrânica a norte da Palestina e nunca formaram um Estado unificado do ponto de vista político. As suas principais cidades Tiro, Ugarit, Sídon e Biblos eram cidades-estado independentes umas das outras, com leis e administração próprias. Localizadas numa estreita faixa terra, pobre, compreendida entre as montanhas do Líbano e o Mediterrâneo Oriental, a sua situação geográfica condicionou a sua principal actividade: o comércio marítimo. A madeira de cedro, existente em abundância nas florestas do Líbano, permitiu-lhes criar uma frota que dominava grande parte do comércio do Mediterrâneo. Além disso, as rotas caravaneiras vindas do Oriente terminavam nas cidades da Síria, como Damasco, possibilitando aos Fenícios o acesso aos produtos do Oriente, através de trocas comerciais com as cidades sírias. Tornaram-se, durante o 1.° milénio a.c., grandes intermediários entre os povos do Mediterrâneo, comprando num lado e vendendo noutro. Da produção e exportação próprias, constavam objectos de metaL, de cerâmica e de vidro, assim como tecidos de lã e de algodão, frequentemente tingidos de púrpura, uma tinta de cor arroxeada retirada de um molusco - o murex - existente nas costas da Fenícia. Embora produzissem objectos em grande número e a baixo preço, faziam também peças de grande perfeição e requinte. A sua colónia mais importante foi Cartago, no Norte de África, fundada pelos habitantes da cidade de Tiro em 814 a.c., para servir de ponto dEà apoio ao comércio no Mediterrâneo Ocidental. Cádiz, cidade no sul de Espanha é também de fundação fenícia.


Moeda Fenícia
Publicada por
Magriço
à(s)
sexta-feira, novembro 27, 2009
2 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Fenícia
Artesanato Fenício



Os artesãos fenícos produziam peças de grande qualidade técnica e artística em vidro colorido, ouro, marfim... que os comerciantes vendiam por todo o Mediterrâneo.
Publicada por
Magriço
à(s)
sexta-feira, novembro 27, 2009
7 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Fenícia
sábado
Politeísmo
Os egípcios eram um povo muito religioso, o mais religioso de entre todos os povos de acordo com as palavras de Heródoto. Eram politeístas porque acreditavam em vários deuses.
Os deuses mais adorados eram Hórus, Amon-rá,Ósiris e Ísis.
Os egípcios representavam os deuses com formas de animais ou formas humanas. Outras vezes combinavam as duas formas.
Os deuses mais adorados eram Hórus, Amon-rá,Ósiris e Ísis.
Os egípcios representavam os deuses com formas de animais ou formas humanas. Outras vezes combinavam as duas formas.
Publicada por
Magriço
à(s)
sábado, novembro 21, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Religião Egípcia
Ísis e a fuga com o menino
Ísis amamentando HórusDepois de ter matado Osíris, o deus Seth perseguiu Ísis e o seu bebé Hórus. Toth, deus do conhecimento e da escrita, aconselhou-a a fugir e deu-lhe como escolta sete escorpiões mágicos. Chegados à cidade de Duas Irmãs, Ísis pediu hospedagem a uma rica habitante que lha recusou. Triste, continuou a procurar abrigo e encontrou-o em casa de um humilde camponês. Os escorpiões decidiram então vingar-se da senhora rica e Tefen, um dos escorpiões, que tinha recolhido o veneno dos outros seis, preparava-se para matar o filho da senhora rica.
Ísis salvou a criança, que não tinha culpa do carácter da mãe e fez com que os escorpiões perdessem os poderes mágicos que Toth lhes havia dado. Envergonhada e agradecida, a senhora rica deu todos os seus bens a Ísis e ao camponês humilde que havia abrigado a deusa e o seu pequeno Horus.
Publicada por
Magriço
à(s)
sábado, novembro 21, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
segunda-feira
O Egipto Actual
Publicada por
Magriço
à(s)
segunda-feira, novembro 16, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
O Antigo Egipto
Publicada por
Magriço
à(s)
segunda-feira, novembro 16, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
quarta-feira
O ANTIGO EGIPTO
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, novembro 11, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
Hórus
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, novembro 11, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Hino a Hápi, o deus da inundação do Nilo
Homenagem a ti, ó Hâpi, aquele que brota da terra, que vem para fazer viver o Egipto... que inunda os campos que Rá [o deus-sol] criou para fazer viver todos os animais... Senhor dos peixes, conduzes os pássaros migradores ao sul... Criador da cevada e que faz nascer o trigo, que abastece ricamente os templos. Se tardas a vir, as narinas se fecham, e toda a gente fica pobre. Tu, que trazes o sustento, que és fértil em alimentos, que crias (todas as coisas boas)... Quando surges sobre a terra há grande alegria, pois todas as pessoas estão contentes, todo o homem recebe sua comida, e não há um dente sequer que não tenha algum alimento para mastigar.
Papiro Egípcio
Explica a importância do Nilo para o camponês egípcio.
Publicada por
Magriço
à(s)
quarta-feira, novembro 11, 2009
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Egipto
segunda-feira
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















