terça-feira

O Forum Romano








Se Atenas criou a Ágora, Roma criou o Fórum.

O fórum de Roma situava-se no local de um antigo pântano, entre as colinas do Palatino e do Capitólio. Ao longo da República e, depois, do Império, foi o principal centro político da cidade, onde se situavam alguns dos mais importantes edifícios, como os templos de César e Vesta, a Basílica Juliana - importante es­paço urbano, onde ocorriam as reuniões públicas e se fazia a administração da jus­tiça - e o palácio do imperador. No cen­tro do fórum ficava a casa do Senado e a tribuna de onde os políticos se dirigiam ao povo. Pelo fórum de Roma passava a Via Sacra, que ia até à Colina do Capitólio (onde ficava o grande templo de Júpiter).
Esta grande praça pública era, também, um centro de negócios, onde cambistas, comerciantes e outros negociantes ven­diam e regateavam com os fregueses.
Nas proximidades do fórum ficava (fica) o Coliseu e o Circo Máximo, locais de grandes espectáculos públicos.

O Rapto das Sabinas

J.L.David (1748-1825)


Após a fundação da cidade em 753 a.C., Rómulo preocupou-se em povoá-la. Como os recursos locais eram insuficientes, criou no Capitólio um refúgio para todos os banidos, exilados, devedores insolentes, assassinos e escravos fugidos da redondeza.
Diz a lenda que, dado que a população da primitiva cidade era constituída só por homens, Rómulo organizou um festival a Neptuno e convidou os sabinos, povo vizinho, com suas filhas e mulheres. No auge das festividades, os romanos raptaram as sabinas solteiras e viúvas, levando-as para Roma.

O Rapto das Sabinas II


N. Poussain (1594-1665)


P.Picasso (1881-1973)