domingo

A Invenção da Escrita



Escrita Cuneiforme (Suméria, c 3500 a. c.)


A escrita foi inventada pelos Sumérios cerca de 3500 anos a.c.




quinta-feira


A partir de inícios do 4º milénio, vários progressos técnicos e inovações vieram melhorar a vida das sociedades agrícolas:

. a descoberta da metalurgia (do cobre e do bronze) - permitiu aumentar a produção;

. a invenção da escrita (de início constituída por sinais-dese­nhos e depois por símbolos a designar palavras e ideias) per­mitiu fazer registos da vida das comunidades, como compras e vendas, empréstimos e impostos;

. a invenção do cálculo - serviu para determinar a área dos campos e traçar plantas de templos e palácios;

. a criação de sistemas de pesos e medidas (baseados de início em cereais e depois em peças metálicas) serviram de apoio às trocas comerciais.

domingo


A maior ou menor riqueza das aldeias dependeu sempre da fertilidade do solo, da secagem dos pântanos ou dos depósitos deixados na terra por ocasião das enchentes. A necessidade de as populações repararem os danos das cheias e de criarem redes de represas, canais e obras de irrigação levou-as a unirem-se e a organizarem-se.
Ora, a antiga aldeia não tinha possibilidade de responder a essas exigências. Só a cidade pôde mobilizar-se e centralizar a força de trabalho capaz de levar a cabo a defesa e organização dos grupos populacionais. A cidade, criada a partir do desenvolvimento da cidadela (recinto fortificado) da aldeia, passou a contar com um novo corpo de habitantes: funcionários administrativos, artesãos e mercadores. A cidade distingue se definitivamente da aldeia quando cria a escrita, o cálculo e o sistema de pesos e medidas. "
Lewis Munford. "A Cidade na História" (adaptado)