Conhecer e compreender o novo mapa político da Europa após a queda do Império Romano do Ocidente
1. Enumerar as razões da queda do Império Romano do
Ocidente.
2. Caracterizar os povos bárbaros.
3. Identificar os povos invasores e os respectivos locais de
fixação.
4. Comparar a unidade política do Império Romano com a
fragmentação ocorrida após as invasões bárbaras e, mais tarde, a sua recomposição a partir
da estruturação de diversos reinos.
5. Reconhecer as invasões bárbaras como marco de
periodização clássica (passagem da “Antiguidade” à “Idade Média”).
Compreender as relações entre o clima de insegurança e o
predomínio de uma economia
ruralizada na Alta Idade Média com a organização da
sociedade medieval
1. Relacionar as invasões bárbaras do século V e a nova vaga
de invasões entre o século VIII e o século X com o clima de insegurança e a recessão económica
verificada.
2. Caracterizar a economia europeia da Alta Idade Média,
sublinhando o seu caráter de subsistência.
3. Justificar o reforço do poder dos grandes senhores
(proprietários e líderes militares ou religiosos) perante a incapacidade régia em garantir a
defesa das populações.
4. Salientar o duplo poder senhorial sobre a terra e sobre
os homens.
5. Caracterizar as relações de dependência entre as ordens
privilegiadas.
6. Caracterizar a sociedade trinitária medieval, salientando
a divisão em ordens consoante a função e o nascimento, a mobilidade social reduzida, as
profundas clivagens entre ordens privilegiadas e não privilegiadas e o papel da igreja
na manutenção da ordem vigente.
7. Enumerar os privilégios do clero e da nobreza e as
obrigações dos camponeses.
Conhecer e compreender as características fundamentais
das expressões culturais e
artísticas
1. Identificar as características principais da arte
românica e gótica.
Conhecer e compreender a ocupação muçulmana e a
resistência cristã na Península
Ibérica
1. Localizar no tempo a ocupação e presença na Península
Ibérica da civilização muçulmana.
2. Localizar no espaço e no tempo o início do processo de
reconquista cristã, salientando o seu carácter lento e os seus avanços e recuos.
3. Relacionar o processo de Reconquista com a formação dos reinos ibéricos.
3. Relacionar o processo de Reconquista com a formação dos reinos ibéricos.
Conhecer e compreender a formação do reino de Portugal
num contexto de reconquista
cristã
1. Localizar no espaço o condado Portucalense, sublinhando a
sua dependência política em relação ao reino de Leão.
2. Relacionar a oposição da nobreza do condado portucalense
à ação política de D. Teresa com a subida ao poder de D. Afonso Henriques.
3. Caracterizar a ação política e militar de D. Afonso
Henriques.
4. Conhecer os documentos que formalizaram o reino de Portugal.
5. Sintetizar as principais etapas da formação do reino de
Portugal.
Conhecer e compreender as transformações da economia
europeia do século XII ao XIV
1. Justificar o crescimento demográfico nos séculos XII e
XIII.
2. Relacionar os progressos na produção agrícola com o
incremento das trocas a nível local, regional e internacional e consequente reanimação das
cidades.
Conhecer e compreender algumas das características da
organização do poder entre os
séculos XII e o XIV
1. Assinalar o processo de fortalecimento do poder régio, sublinhando, contudo, a sua lentidão e as resistências dos senhores.
2. Reconhecer os concelhos (no espaço ibérico) como formas de organização político-administrativas que concediam alguma autonomia aos estratos populares face aos senhores.
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