Durante o período do Império Novo (1550a.C. até 712a.C), a cidade de Tebas era a grande capital política e religiosa do Egipto. Foi um período que conheceu grandes faraós como Amenófis IV, Tutankhamon, Ramsés II e Hatshepsut a raínha que foi faraó. Depois de morta o seu nome e figura foram apagados dos templos bem como as suas estátuas destruídas. Os egípcios não gostavam da ideia de terem sido governados por uma mulher.
Ramsés, O Grande, além de ter sido um grande guerreiro foi um grande construtor, foi ele que construiu os templos em Abu Simbel. É citado na bíblia, na historia de Moisés: teria sido ele o faraó que se recusou a libertar os hebreus, o "povo de Moisés".
Amenófis IV foi um grande revolucionário, decretou o fim do politeísmo e implantou o monoteísmo do deus Aton, o deus Sol, mudando mesmo o seu nome para Akenaton ( aquele que agrada a Aton) . Transferiu a capital de Tebas para Tel-El-Amarna aí fazendo grandes construções. O seu filho, Tutankamon repôs Tebas como a capital do Egipto. Tutankamon tornou-se famoso pelo seu túmulo que foi encontrado intacto. Tinha 9 anos quando se tornou faraó e morreu aos 18.
Sem comentários:
Enviar um comentário